Orlando, FL - 23 de junho de 2017

Visto

Saiba como obter ou renovar o visto americano!

Publicado em: 28 maio 2015

 

O que é o visto?

Um visto é um documento emitido por um país dando a um certo indivíduo permissão para entrar nele por um certo período de tempo e para certas finalidades. O visto geralmente é um carimbo ou um papel anexado ao passaporte.

 

Tipos de vistos

O portal Acontece em Orlando explica cada tipo de visto, assim o visitante não perde tempo e ainda descobre qual atende as suas reais necessidades.

 

  • Visto de trânsito: geralmente válido durante até três dias, ao passar por um País rumo à outra localidade;
  • Visto de turista: destinado a período limitado de viagem a lazer, sem atividades de negócios permitidas;
  • Visto de negócios: cedido em casos de negócio no país estrangeiro; em relação a um visto de turismo, geralmente dispõe de um prazo maior e facilidade na renovação;
  • Visto de estudante: permite ao seu portador estudar em alguma instituição no país estrangeiro;
  • Visto diplomático: confere à viagem status oficial e só está disponível aos portadores de passaportes diplomáticos;
  • Visto de jornalista: requer que pessoas nesta ocupação obtenham um ao viajar às suas respectivas organizações de notícias. Infringir os requisitos para conseguir o visto de jornalista costuma resultar na recusa da entrada ou interrogatório e, até mesmo, deportação;
  • Visto de noivo (a): oferecido por tempo limitado, antes da data de casamento. Baseia-se num relacionamento comprovado por um nacional do país de destino – por exemplo, um brasileiro que deseja casar-se com uma americana, ou um português que deseja unir-se a uma espanhola.

 

Como obter o visto de turista para os Estados Unidos

O turista brasileiro que for visitar Orlando ou qualquer outra cidade americana, obrigatoriamente, precisa ter um visto válido, que é apenas concedido pelo Consulado Americano. É importante lembrar, que mesmo se o turista apresentar toda a documentação, não há qualquer garantia de conseguir o visto.

No site do Consulado Americano, há informações bem detalhadas sobre como funciona todo o processo e o que é necessário. Depois de tudo providenciado o turista precisará ir até o Consulado Americano, que no Brasil está localizado nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. O prazo médio para emissão do visto é de 35 dias.

 

PASSO A PASSO DE COMO TIRAR O VISTO AMERICANO

 

PASSO 1

Preencher o formulário DS-160.

O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário DS-160 que está exclusivamente disponível no site do consulado estadunidense (https://ceac.state.gov/genniv/). Ele vai demandar um bom tempo seu, mas caso não consiga terminar no mesmo dia, você tem até um mês para concluí-lo. É importante prestar bastante atenção no preenchimento, porque qualquer informação errônea pode implicar em recusa do seu pedido. Ao abrir o formulário, selecione o consulado onde deseja fazer a entrevista (presencial). Durante a operação você também vai precisar enviar, através do próprio site, uma fotografia com o fundo branco. Ela pode ser carregada antes de começar o preenchimento, assim, caso seja recusada, você não vai perder tempo respondendo o gigantesco questionário. Após escolher a foto e ela estiver aprovada pelo sistema, clique em “Continue Using This Photo”. Depois disso você pode clicar em “Start an Application” e começar a preencher o formulário. O site permite que você o traduza para o português, facilitando assim a vida daqueles que não dominam a língua inglesa.

 

PASSO 2

Pagar a taxa de solicitação de visto no valor 160,00 dólares (taxa única). O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone ou por boleto bancário em qualquer agência do Citibank. Neste último caso, se o interessado não é correntista do Citibank, ele deve levar o valor do boleto em dinheiro para a efetivação do pagamento. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou envio do passaporte.

 

PASSO 3

Agendar a entrevista pelo site ou pelo call center.

 

PASSO 4

Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

 

PASSO 5

Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

É importante ressaltar, que no dia haverão filas. O tempo médio de atendimento é de cerca de 1h30. É importante chegar com pelo menos uma hora de antecedência, mas não adianta madrugar porque os horários são agendados e as filas são criadas para cada horário: 7h, 7h15, 7h30, 7h45, etc.

A dúvida mais comum dos viajantes é sobre quais documentos levar e em que idioma é realizado a entrevista. Obrigatoriamente você precisa levar a confirmação do formulário e o seu passaporte, mas se achar importante é bom levar documentos que comprovem as informações que você preencheu no formulário, como Identidade original com foto e CPF.  A entrevista pode ser realizada toda em português, como você preferir. Atualmente ela é muito tranquila e raramente eles solicitam outros documentos. Caso seja empregado de carteira assinada e com salário fixo, leve seu contra-cheque e sua carteira de trabalho e apresente só se houver necessidade.

É difícil o visto ser negado imediatamente. Se não conseguir comprovar alguma coisa, seu visto pode cair em exigência e você vai precisar retornar com o documento solicitado.  Leve os documentos que achar necessário para comprovar que você tem vínculos no Brasil e pretende voltar, como por exemplo imóvel no seu nome, assim como outros bens.

 

A entrevista é bem simples e as perguntas sempre são as mesmas.

  • Você já esteve nos Estados Unidos?
  • Já esteve em outros países? Quais?
  • O que você faz no Brasil? Quanto você ganha mensalmente?
  • Você tem casa própria?
  • Você tem parentes nos Estados Unidos?
  • Para qual lugar você pretende ir nos Estados Unidos?
  • Onde você vai ficar hospedado?
  • Alguém irá te acompanhar?
  • Você pretende levar quanto em dinheiro? Você vai levar cartão de crédito? 

 

PASSO 6

Após a aprovação, seu passaporte fica retido no consulado e será devolvido de acordo com a sua preferência no momento do agendamento (em sua residência ou no CASV).

 

RECUSA DE VISTOS

Confira os principais empecilhos para obter visto americano. Fique atento!

 

  • Fraude ou incorreção no(s) formulário(s) de solicitação do visto;
  • Ficha criminal ou pendências jurídicas não concluídas;
  • Potencial risco à segurança do país de destino;
  • Ausência de provas que comprovem laços com seu País, dificultando o convencimento do responsável pela emissão do visto de que o solicitante retornará ao local de partida;
  • Pretensão de residência e/ou emprego no país de destino;
  • Falta de razão aparente para a viagem;
  • Ausência de meios legais de sustento durante a viagem, ou mesmo para pagamento das despesas da jornada (passagem aérea, hospedagem em hotel etc.);
  • Não apresentação de planos de viagem (reservas de hotel, passagens aéreas etc.);

 

Depois que o turista estiver com o visto em mãos, aproveite e navegue em todas as seções do Portal Acontece em Orlando e saiba tudo o que a Flórida oferece para o visitante ter uma estadia inesquecível.





Curta + Orlando